Top10 • Vettel - 349 • Button - 222 • Alonso - 212 • Webber - 209 • Hamilton - 196 • Massa - 98 • Roseberg - 67 • Schumacher - 60 • Petrov - 36• Heidfeld - 34
Scuderias • Red Bull - 558 • McLaren - 418 • Ferrari - 310 • Mercedes - 127 • Renault - 72 • Force India - 49• Sauber - 40• Toro Rosso - 37 • Williams - 5

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os motores são feios

A FIA, finalmente, aprovou os motores para 2014. Aquelas coisas com, quase, metade da cilindrada dos actuais e com menos 1/3 das rpm máximas.
Motorecos abafados e sem piada... 1.6l, V6, Turbo a fazer lembrar um Citroen vitaminado na ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

Os directores dos circuitos que fazem parte do campeonato do mundo de Formula 1 ja vieram, em comunicado, dizer que não concordam com, pelo menos, o máximo de rotações porque temem que o publico deixe de ir ao autódromo.

A malta gosta é de ficar com os tímpanos furados e zumbidos que duram semanas. Deixem-se de mariquices para com o ambiente!

A única coisa com piada nas novas regras é o sistema KERS evoluído e com muito mais potencia disponível quando se pressiona o botão mágico. Mas isso merece um post próprio para a malta que não sabe onde é a casa do Mosquito.

Filosoficamente falando

Jarno Trulli - Piloto Lotus (2011)

Trulli tem por hábito escrever uma crónica no "La Repubblica" e desta vez focou o GP de Valência. Para a FIA foi um sucesso mas para quem segue a F1 e para quem corre não foi bem assim.
Trulli, que já conta com 242 GPs desde 1997, disse uma grande verdade:

"Há 10, 15 anos, um piloto sabia como começaria a corrida, mas não (nem se) como terminaria".

O facto de 24 em 24 carros terem chegado ao fim faz pensar se a F1 não estará a caminhar para uma corrida de comboios. Em que, basta acelerar e travar que o carro faz o resto.

"(...) a tecnologia ganhou a filosófica batalha contra o inesperado e o imprevisível." - escreveu Trulli.

Borracha até à Hungria

A Pirelli anunciou há uns dias quais os pneus que vai levar para os próximos Grandes Prémios (Inglaterra, Alemanha e Hungria).
Para Silverstone a fornecedora de pneus vai levar borracha macia e dura. Esta decisão não é do agrado da Ferrari que já mostrou que ainda não sabe o que fazer aos pneus duros. Vamos lá a ver se não ficam abaixo de 5º lugar e com uma volta de atraso para o Vettel, outra vez.
A proibição dos difusores aquecidos pode vir tramar também a Red Bull e Mclaren, mas não façam muita conta com isso, senhores da Ferrari.

Os pneus utilizados até agora foram:

- AUSTRÁLIA: supermacios/macios/médios/duros
- MALÁSIA: supermacios/macios/médios/duros
- CHINA: supermacios/macios/médios/duros
- TURQUIA: supermacios/macios/médios/duros
- ESPANHA: supermacios/macios/médios/duros
- MÔNACO: supermacios/macios/médios/duros
- CANADÁ: supermacios/macios/médios/duros
- EUROPA: supermacios/macios/médios/duros
- INGLATERRA: supermacios/macios/médios/duros
- ALEMANHA: supermacios/macios/médios/duros
- HUNGRIA: supermacios/macios/médios/duros

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dobra aí


Vettel, tem em 8 corridas, tantos pontos como Massa em 27!!

Se calhar a Ferrari devia começar a pensar em utilizar um carro de dois lugares, clonar Massa para ver se a pontuação passa a ser a dobrar.

Duas caras novas na Williams

Frank Williams - Patrão da Williams F1

A Williams F1 passará a contar com dois novos colaboradores já a partir de 15 de Agosto (no caso de Jason Somerville, porque Mark Gillan só entrará ao serviço no dia 1 de Outubro).
São dois tipos cheios de experiência na Formula 1 e que podem ajudar a Williams a sair do buraco onde se encontra.

Somerville já trabalhou na Williams, lá para os anos longiquos de 1997. Não começou na F1, mas deu algumas vitórias à marca, sendo o responsável pelo design do carro que ganhou as 12 horas de Sebring e as 24 horas de Le Mans em 1999. Passou depois para a F1, entrando a ganhar com os carros FW23, 24 e 25. Com estas marcas foi-lhe dado o cargo de Chefe de Aerodinâmica.
Largou a Williams e saltou para a Toyota para um desafio maior. Teve azar que a Toyota nunca foi a lado nenhum a não ser para o lado das bancadas, quando abandonou a F1.
Em 2009, ao sair da Toyota, ingressou na Renault F1 como o Chefe de Projecto do carro R31 (o carro que corre este ano).
Parece que tem conhecimentos mais que suficientes para vingar na Williams. Mais que não seja, que traga sorte.

Mark Gillan, é um gajo cheio de conhecimentos em termos de aerodinâmica de veículos. Começou na Mclaren em 98. Em 2002 deu o salto (ou a queda) para a Jaguar F1, onde desempenhava os cargos de Chefe de corrida, Engenheiro de testes e responsável pela performance do carro. Não teve grande sorte com o trabalho que desempenhou.
Em 2005, deu-lhe uma paradinha no cérebro e, saiu da Red Bull Racing (actual) para ir tirar o Título de Professor na Universidade de Surrey. Acabou o curso, entrou na Toyota, saiu da Toyota de mão dada com Somerville e, ao contário do colega, foi dar aulas para a Universidade mantendo-se como consultor de uma equipa de F1.

São dois tipos com mais de 10 anos de experiência na F1 que podem dar muito à prova. Era importante que a Williams encontra-se, também, dois pilotos à altura do nome da equipa.

Agora deram em inventar coisas

Salvador Servià - Director do Circuito de Barcelona

A malta gosta é de especulações para vender jornais e notícias. Desta vez calhou ao circuito de Barcelona vir à baila. Qualquer dia a malta de Valência anda à pedrada com os outros mais acima por causa de boatos. E quem se ri é quem os lança.
O Mosquito falou sobre uma possível alteração do GP de Espanha (passar de Barcelona para Valência) mas ao que parece isso não passa de uma invenção dos meios de comunicação social.

Salvador Servià, director do circuito de Barcelona disse:

"Eu creio que foi uma invenção. Isto, a sério, não foi conversado. Nós acabamos de realizar dois GPs bem sucedidos. Espero que sejam só rumores e que possamos seguir com os dois circuitos, que é o que merecemos."

O Mosquito sugere que o Sr. Salvador reveja o GP de Valência antes de falar de GPs bem conseguidos. Se uma prova em que não há emoção é bem conseguida, andamos com os conceitos trocados, não será?

Fonte: Grande Prémio

No sofa com Bernie e Sebastian

Bernie Ecclestone e Sebastian Vettel

Se quiserem ler uma entrevista, a dois (Ecclestone e Vettel), descontraída, bem divertida e onde se aprendem algumas coisas é só ir aqui.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Adeus Barcelona! Olá Portimão! Ou talvez não...

Autodromo Internacional do Algarve
Valência poderá vir a substituir Barcelona como anfitriã do GP da Espanha, já a partir de 2012. A informação foi divulgada hoje por duas rádios espanholas, a Radio Valencia e a Cadena SER.
Estas rádios afirmam que o circuito de Valencia poderá vir a substituir Barcelona já no ano que vem e que esta decisão vem de um acordo verbal, que poderá a vir a ser formalizado por escrito em breve. A notícia vem ao encontro da declaração feita ontem pela presidente de Valência, Rita Barberá, que afirmou estar em negociações para a renovação do contrato do circuito valenciano, bem como uma mudança na data da corrida, para começar a fase europeia das próximas temporadas. Caso esta mudança seja concretizada o GP será disputado em Maio.
Se o acordo for de facto formalizado, Valência passará a ser a única cidade espanhola a receber a F1. Além disso, o GP da Europa teria de ser sediado em outro circuito.

O Mosquito propõe que o próximo GP da Europa seja em Portugal, mais concretamente em Portimão.

Deixa lá ver o que está a passar na TV

Sebastian Vettel - Campeão do Mundo de Formula 1

Durante o Grande Prémio da Europa, no passado fim de semana, Sebastian Vettel fez uma corrida simpática e sem atritos. Está tudo dito sobre esse episódio.
O que não se sabia, e veio agora a público, é que o míudo, para além de ser um excelente piloto, também tem olho para a televisão.
Mark Webber foi o primeiro dos Red Bull a utilizar os pneus mais rijos e ninguém quis dizer ao alemão que o colega já rodava com as letras brancas. Mas, como o Vettel, não é parvo, e tem bom olho, bastou uma olhadela para a televisão gigante do autodromo para descobrir.

"What time is Mark doing on the primes?" - perguntou Sebastian, deixando a equipa incrédula nas boxes já que ninguém lhe tinha dito que o Mark já os estava a usar.

Fonte: ESPN.F1

Argolada da grossa


Depois de terem mandado os três carros da Peugeot dar uma volta em Le Mans e de andarem às turras com a Mercedes no DTM, os gajos da Audi meteram-se a fazer merda na Formula 1!
Veio agora à baila que os donos das 4 argolas são os responsáveis pela brilhante ideia dos 4 cilindros turbinados de que se falava para 2013.
Ao que parece a Audi mandou um fax para a FIA (fax, e-mail, sms, qualquer merda) a explicar que se eles largassem os V8, e passassem para 1.6l, 4 cilindros turbinados, passava a fornecer motores às escuderias que assim o quisessem ou ainda passava a ter uma equipa a rolar com as argolas chapadas.
Depois de uma noite de bebedeira, os chefinhos da Audi resolveram cagar de alto para a malta da F1 e vai daí, e com todas as reclamações que já existiam por parte das equipas da frente, a FIA voltou atrás com a decisão e adiou a alteração dos motores para 2014.

V6, 1.6l turbo em 2014. Com o sistema KERS e limitados a 14000-16000 rotações por minuto.

Será?

Fonte: ESPN.F1

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resumo do GP da Europa

Resumo do GP da Europa (Valência).
3 minutos são mais do que suficiente para a monotonia que foi o GP.

Los Minidrivers, desta vez, e depois da animação do GP do Canada, devem ter 30 segundos.

Adeus Schumi porque Di Resta...

Michael Schumacher - 7 vezes Campeão do Mundo

Parece que o Schumacher está farto de andar a apanhar com pó na viseira e vai mesmo accionar a cláusula do contrato que lhe permite abandonar a Mercedes no final da temporada.
Depois de mais um GP desastroso, onde a asa da frente ficou feita em fanicos por culpa do alemão, surgem novamente os rumores de que o alemão abandona a Formula 1 no final da época de 2011.

Esperemos que ele tenha juizo e faça mesmo isso. A Formula 1 de hoje não é a de Schumacher, Hakkinen, Coulthard, Hill, Villeneuve. Foram pilotos fantásticos, mas tiveram o seu tempo. Só Schumacher parece não querer meter isso na cabeça.

Com isto abre-se o espaço de que Di Resta necessitava para poder dar o salto para uma grande equipa.

Adrian Newey e os gases

Adrian Newey - Chefe da Red Bull

O tipo da foto é o manda chuva da Red Bull e um dos responsáveis por termos um campeonato quase decidido. Não é bom nem é mau, é mesmo assim. Todas as equipas estão lá para ganhar e se se consegue fazê-lo tendo um carro melhor, boa!!

Mas Newey também é um cinico terrivel e veio dizer que acha que a Red Bull será a mais prejudicada com a proibição imposta pela FIA, que terá inicio no circuito de Silverstone - aquela coisa dos escapes continuarem a debitar o máximo de gases mesmo que não se acelere.
Newey diz que a Red Bull projectou um carro à volta desse sistema e que a proibição da sua utilização vai dar uma grande volta no andamento da equipa. Isto porque a Mclaren e a Ferrari, que já tinham um carro de F1 como deve ser, apenas incorporaram o sistema no carro que já existia, e que sem o sistema vão continuar com um grande carro.

Depois da corrida de Valência, em que o mapeamento, entre qualificação e corrida, foi proibido, viu-se que a Red Bull, de facto, fica muito mais fraca. Só rodou 3 segundos na frente e apenas deu voltas de avanço a 17 dos adversários.

É uma chatice!!

Alonso e Hamilton de mãos dadas


Alonso e Hamilton abandonam a luta pelo título. A partir de agora vão apenas entrar em pista para gastar gasolina, fazer fumo e acenar às garinas.
Pelo menos deve ser o que querem que a malta pense, principalmente, Sebastian Vettel.

Os rapazitos mais tristes do momento, por não terem um carro azul, andam por aí a dizer que o campeonato está entregue e que não conseguem vencer corridas. As equipas até trabalham bem e tal mas que a Red Bull é forte demais. Se calhar está na altura da FIA implementar uma regra que diga que «todos os carros azuis com um touro vermelho devem abrandar se o carro imediatamente atrás for de outra cor».

Ganhem unhas, afinem os motores, contratem engenheiros com E e apliquem-se. Não querem que a malta pense que os gajos da Red Bull são mais inteligentes ou têm mais fundos, pois não?

Fonte: ESPN.F1

domingo, 26 de junho de 2011

E o grande prémio mais chato vai para...



... o GP da Europa (Valência).
Foi o Grande Prémio mais chato do campeonato (até ao momento).
Vettel saiu na frente, andou na frente e acabou na frente. Nem com Alonso a mostrar o melhor andamento desde o inicio do campeonato o alemão tremeu, não deu hipótese nenhuma para a concorrência e somou mais 25 pontos.
Fernandinho conseguiu chegar em 2º, mesmo fazendo uma má largada. Um bom trabalho por parte das boxes da Ferrari na 2ª troca de pneus permitiu que Alonso roubasse o 2º lugar a Webber.
Webber, o 3º. Arrancou bem, segurou Alonso durante algumas voltas mas o DRS encarregou-se de o enviar para o 3º lugar. Na primeira troca de pneus, a Red Bull foi mais rápida e devolveu o 2º lugar ao australiano mas a Ferrari fez um trabalho exemplar (como não é habitual) e permitiu a Alonso ganhar os 18 pontos.
A corrida dos três primeiros foi assim. Pacifica e sem grandes aventuras. Só carregar no pedal e gastar gasolina durante 57 voltas.

Hamilton, Massa e Button, rodaram a velocidades muito parecidas. Vá... mais ou menos... Massa era o mais rápido dos três mas 9 segundos para mudar os pneus impossibilitaram que ficasse com o lugar de Hamilton (4º). Parece que a Mclaren perdeu um bocado o comboio para a Red Bull e Ferrari. Vamos ver como será em Silverstone com mais meia dúzia de novas regras.

Nota para quem a merece.
Alguersuari largou de 18º e terminou em 8º, fazendo apenas duas paragens.
Perez arruinou as hipóteses de fazer uma boa corrida ao utilizar os pneus médios até aos arames durante quase 30 voltas.
Karthikeyan tornou-se o piloto da Formula 1 com o pior resultado de sempre ao terminar na 24ª posição, pois, só por 3 ocasiões todos os carros passaram a linha da meta.

Valência tem um circuito bonito, ao estilo do Monaco, mas não é o Monaco nem na pista nem nas bancadas. Já se trocava o GP por outro qualquer e podia ser já para o ano.

Quanto à tentativa da FIA em tramar a Red Bull... Bem, essa saiu furada, já que Vettel ganhou a pole, andou sempre na frente e venceu. Fácil, não?

sábado, 25 de junho de 2011

Resultados da Qualificação do GP da Europa

Webber , Vettel, Hamilton

Posição Piloto Equipa Q1 Q2 Q3
1 Sebastian Vettel RedBull 01:39.1  1:37.305  1:36.975
2 Mark Webber RedBull 01:40.0  1:38.058  1:37.163
3 Lewis Hamilton McLaren 01:39.2  1:37.727  1:37.380
4 Fernando Alonso Ferrari 01:39.7  1:37.930  1:37.454
5 Felipe Massa Ferrari 01:38.4  1:38.566  1:37.535
6 Jenson Button McLaren 01:39.5  1:37.749  1:37.645
7 Nico Rosberg Mercedes 01:39.3  1:38.373  1:38.231
8 Michael Schumacher Mercedes 01:39.2  1:38.365  1:38.240
9 Nick Heidfeld Renault 01:39.9  1:38.781 -
10 Adrian Sutil Force India 01:39.3  1:39.034 -
11 Vitaly Petrov Renault 01:39.7  1:39.068
12 Paul di Resta Force India 01:39.9  1:39.422
13 Rubens Barrichello Williams 01:39.6  1:39.489
14 Kamui Kobayashi Sauber 01:40.1  1:39.525
15 Pastor Maldonado Williams 01:39.7  1:39.645
16 Sergio Perez Sauber 01:39.5  1:39.657
17 Sebastien Buemi Toro Rosso 01:39.7  1:39.711
18 Jaime Alguersuari Toro Rosso 01:40.2
19 Heikki Kovalainen Lotus 01:41.7
20 Jarno Trulli Lotus 01:42.2
21 Timo Glock Virgin 01:42.6
22 Vitantonio Liuzzi HRT 01:43.6
23 Jerome d'Ambrosio Virgin 01:43.7
24 Narain Karthikeyan HRT 01:44.4

Resultados da 3ª sessão de treinos

Sebastian Vettel, deu um ar da sua graça na Practice 3
Posição Piloto Equipa Tempo
1 Sebastian Vettel RedBull 1:37.258
2 Fernando Alonso Ferrari 1:37.678
3 Felipe Massa Ferrari 1:37.840
4 Mark Webber RedBull 1:38.068
5 Jenson Button McLaren 1:38.326
6 Nico Rosberg Mercedes 1:38.580
7 Lewis Hamilton McLaren 1:38.741
8 Michael Schumacher Mercedes 1:38.799
9 Vitaly Petrov Renault 1:38.822
10 Nick Heidfeld Renault 1:39.113
11 Adrian Sutil Force India 1:39.411
12 Sergio Perez Sauber 1:39.778
13 Paul di Resta Force India 1:39.823
14 Kamui Kobayashi Sauber 1:39.848
15 Sebastien Buemi Toro Rosso 1:39.888
16 Rubens Barrichello Williams 1:39.987
17 Pastor Maldonado Williams 1:40.004
18 Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:40.239
19 Heikki Kovalainen Lotus 1:41.267
20 Jarno Trulli Lotus 1:41.690
21 Timo Glock Virgin 1:42.557
22 Vitantonio Liuzzi HRT 1:43.243
23 Jerome d'Ambrosio Virgin 1:43.309
24 Narain Karthikeyan HRT 1:44.630

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Resultados da 2ª sessão de treinos

Alonso foi 1º na Practice 2
Posição Piloto Equipa Tempo
1 Fernando Alonso Ferrari 1:37.968
2 Lewis Hamilton McLaren 1:38.195
3 Sebastian Vettel RedBull 1:38.265
4 Michael Schumacher Mercedes 1:38.315
5 Felipe Massa Ferrari 1:38.443
6 Jenson Button McLaren 1:38.483
7 Mark Webber RedBull 1:38.531
8 Nico Rosberg Mercedes 1:38.981
9 Nick Heidfeld Renault 1:39.040
10 Vitaly Petrov Renault 1:39.586
11 Adrian Sutil Force India 1:39.626
12 Rubens Barrichello Willians 1:40.020
13 Pastor Maldonado Willians 1:40.301
14 Paul di Resta Force India 1:40.363
15 Sebastien Buemi Toro Rosso 1:40.454
16 Sergio Perez Sauber 1:40.531
17 Kamui Kobayashi Sauber 1:42.083
18 Heikki Kovalainen Lotus 1:42.156
19 Jarno Trulli Lotus 1:42.239
20 Timo Glock Virgin 1:42.273
21 Jerome d'Ambrosio Virgin 1:42.809
22 Vitantonio Liuzzi HRT 1:44.460
23 Narain Karthikeyan HRT 1:46.906
24 Jaime Alguersuari Toro Rosso -

Resultados da 1ª sessão de treinos

Webber dominou a 1ª Sessão de Treinos Livres
Posição Piloto Equipa Tempo
1 Mark Webber RedBull 1:40.403
2 Vitaly Petrov Renault 1:41.227
3 Fernando Alonso Ferrari 1:41.239
4 Lewis Hamilton McLaren 1:41.510
5 Nick Heidfeld Renault 1:41.580
6 Felipe Massa Ferrari 1:41.758
7 Jenson Button McLaren 1:41.926
8 Adrian Sutil Force India 1:41.955
9 Nico Rosberg Mercedes 1:42.043
10 Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:42.216
11 Michael Schumacher Mercedes 1:42.270
12 Daniel Ricciardo Toro Rosso 1:42.412
13 Rubens Barrichello Willians 1:42.704
14 Sergio Perez Sauber 1:42.738
15 Pastor Maldonado Willians 1:42.841
16 Sebastian Vettel RedBull 1:42.941
17 Kamui Kobayashi Sauber 1:43.201
18 Nico Hulkenberg Force India 1:43.769
19 Heikki Kovalainen Lotus 1:44.136
20 Jerome d'Ambrosio Virgin 1:45.026
21 Timo Glock Virgin 1:45.221
22 Vitantonio Liuzzi HRT 1:45.494
23 Narain Karthikeyan HRT 1:46.926
24 Karun Chandhok Lotus -

Curiosidades sobre o GP da Europa (Valência) 2011


Curiosidades:

  • A média de velocidades é a mais alta de entre os circuitos citadinos ultrapassando os 200 km/h
  • O circuito tem mais curvas que qualquer outro no calendário com o total de 25. 14 para a direita e 11 para a esquerda
  • A volta mais rápida do circuito é de 1:38:683, feita pelo Timo Glock quando estava na Toyota em 2009
  • Os carros vão no máximo de aceleração durante 69% do circuito
  • O Grande Prémio da Europa já ocorreu em 5 circuitos diferentes - Nurburgring, Brands Hatch, Jerezm Donington e Valência
  • O circuito de Valência foi construido em redor do porto da America's Cup. Existe uma ponte "levadiça" que fica aberta todas as noites, deixando a pista incompleta.
  • O prato "Paella" nasceu em Valência

Análise ao GP da Europa


Antes dos treinos livres e de toda a panóplia de afinações que os carros vão sofrer ao longo do fim de semana faz-se aqui a análise ao GP da Europa tendo em conta as últimas notícias e GPs passados.

Vettel tem dominado o campeonato tendo terminado todas as corridas no pódio e apenas por duas vezes abaixo do posto mais elevado. Espera-se que o alemão aos comandos do Red Bull mantenha o bom andamento na prova de Domingo. Vamos ver se os nervos por causa das duas zonas de utilização de DRS e as restrições levantadas a partir deste GP não o vão tramar.

Webber irá tentar pontuar num circuito onde nunca conseguiu e poderá ter a seu favor o que os outros criticam. As limitações impostas aos carros são a favor da condução do Australiano.

Button e Hamilton vão tentar mostrar que a Mclaren ainda está na luta pelo campeonato e que a vitória no GP do Canada não foi sorte nem azar. Foi saber. Esperemos que Hamilton deixe o rolo compressor em casa e que faça uma prova limpa e mostre que, no futuro, merece voltar a ser campeão do mundo.
Button afirmou durante a semana que vai continuar com o estilo de condução a que nos tem habituado e que não vai pensar no GP do Canada. Vamos ver se tem a estrelinha da sorte com ele, novamente.

Ferrari... ai ai Ferrari. Não vale a pena individualizar entre Alonso, Massa e Domenicali, todos estão à espera que a prova corra de feição mas poderemos assistir ao fim da luta pelo campeonato. Não aparentam estar à altura de uma Red Bull endiabrada nem duma Mclaren ultra-motivada.

Falta mencionar a Renault que terá elementos novos no carro e que espera andar sempre nos lugares da frente. Será que vão conseguir dar animação à prova e alterar tudo aquilo que é esperado?

Domingo saberemos. Sigam agora os treinos!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Volta Virtual ao GP de Valência

Muda o nome mantém-se o discurso

Ferrari PitStop


O Fernando disse, numa conferencia, que é muito difícil a Ferrari ganhar alguma corrida com a conjuntura do momento. O domínio da Red Bull é por demais evidente, principalmente na qualificação. Os oponentes do Touro têm rodado a mais um segundo por volta na qualificação e isso torna a pole um sitio muito difícil para se estar. Em Valência näo vai se possível alterar a configuração dos motores mas mesmo assim a Red Bull deve mostrar superioridade.

O Alonso acrescenta "Na Ferrari temos de vencer todas as corridas e todos os campeonatos, é uma pressäo obrigatória para quem cá está".

Alonso é melhor explicares isso aos mecanicos e dirigentes das tuas boxes porque eles ainda näo devem ter percebido. Isto, analisando o passado recente do Cavalo.

GP Valência

GP da Europa

Domenicali quer Massa igual ao do Canadá

Felipe Massa
Stefano Domenicali, elogiou Felipe Massa pelo seu desempenho no GP do Canadá afirmando esperar que o brasileiro mantenha o mesmo ritmo até ao final da temporada.
“No Canadá, ele fez um óptimo trabalho porque não desistiu, até mesmo nos últimos metros”, afirmou.

 Massa passou boa parte da corrida nos lugares da frente e chegou mesmo a liderar. Bateu ao tentar dobrar o atrasado Karthikeyan, acabando por cair para o 12º. Começou, então, uma corrida de recuperação, que incluiu uma ultrapassagem ao Kobayashi em cima da linha de meta analisada pelo phot-finish.

O dirigente italiano declarou ainda, que o desempenho apresentado em Montreal é o que a Ferrari espera ver de Massa no resto da temporada.

Papá galinha, defende filho

Lewis e Anthony Hamilton


Anthony Hamilton, pai de Lewis Hamilton, veio à rua defender o filhote porque tem sido muito criticado pela forma de conduzir.
Ora bem, no Mónaco, Hamilton aviou o Massa e o Pastor Maldonado. No Canadá aviou mais dois, Webber e Button.
Fica no ar quem serão as próximas vitimas?
Ainda assim o pai do inglês veio defender o filhote, dizendo que aquele é o estilo de pilotar do Hamilton (ou será dos Hamilton’s, ver video). Pediu, ainda, para que o Lewis não desista do seu estilo de condução.

Anthony, que deixou de ser o agente do filhote depois de uma série de desentendimentos com o piloto, justificou as suas declarações com:

 “... foi assim que ele foi campeão.”

O Mosquito acrescenta:

Foi assim que, em 2007, ele perdeu o campeonato.


Alonso falha Valencia para ir a Santiago a pé

Alonso, já vai a caminho de Santiago


Fernando Alonso dá por perdido o título de campeão da Fómula 1, a dois dias do Grande Prémio da Europa.
«Mais facilmente faço a peregrinação até Santiago que apanho Vettel», disse o piloto espanhol que, depois de uma primeira parte da época pouco conseguida, se encontra muito distante do líder da classificação geral.
«Está já muito longe, o caminho do título deste ano está já traçado. Vettel ganhou quase todas as corridas e leva já uma grande vantagem sobre todos nós», disse o asturiano, fazendo referência aos 92 pontos que o homem da Red Bull já soma.
Alonso quer, no entanto, tornar o percurso tão difícil quanto possível. «Tanto a Ferrari como a McLaren tudo farão, até ao final e a começar já na próxima prova, para levantar todas as dificuldades possíveis a Vettel e tentar parar a sua equipa», acrescentou.

Regras para 2014


Quarta-feira (22 de Junho de 2011) ficou decidido que as novas motorizações não vão entrar em 2013 e nem tão pouco serão 4 cilindros turbinados a 1.6l.
Vão ser 1.6 V6 Turbo. Sempre será um bocadinho menos que os 2.4 V8 que são utilizados actualmente.
A Renault parece ser a única que não está muito satisfeita com esta decisão mas vamos esperar pelo próximo capitulo e perceber quem é o pai da criança.

Como isto tem o dedo do Jean Todt, e como tem vindo a ser notório que o gajo só faz asneiras, espera-se que fique mesmo assim e que na próxima semana não venham desmentir tudo.

Fonte: ESPN.F1

Quem tem medo compra um cão


Sebastian Vettel parece não concordar muito com as duas zonas de utilização do DRS no circuito de Valência. O campeão do mundo de Formula 1 diz que é preciso muito cuidado com as distâncias que se dão aos adversários porque se eles activarem o DRS não há grande hipótese de impedir a ultrapassagem.

Parece cheirar a leitinho e medo de fazer a mesma asneira que no GP do Canada onde, com a pressão de ter Button na sua traseira na última recta (onde poderia activar o DRS), fez asneira da grossa e perdeu os 25 pontos.

Vamos ver como se aguenta e esperar que não haja erros já que o circuito de Valência não dá muito espaço para enganos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Anda tudo atrás do Button

Jessica Michibata, Namorada de Jenson Button

A malta anda maluca atrás do Jenson Button. Fala-se no homem da barba de 3 dias e saltam logo nomes como Ferrari e Mclaren. Se, por um lado a Mclaren tem o Jenson como certo até 2012, a Ferrari vê com bons olhos as declarações do piloto quando diz que não gosta de contratos de longa duração e que prefere manter o futuro em aberto. Button não gosta de estar muito tempo na mesma equipa e também não se vê a correr até aos 40 anos (aprende Schumacher).
Vamos seguir esta novela de perto e assim que o Mosquito souber, se o Button se mantém a dar lições ao Hamilton ou se vai aturar as birras do Alonso, dá-vos a conhecer.

Se andassem atrás da namorada do Button é que era uma coisa como deve ser.

RedBull, Não obrigado!!

FIA não quer RedBull a dominar mundial
A FIA numa tentativa de tramar a RedBull, vai proibir, já no GP da Europa o uso de diferentes mapeamentos de motor entre a Qualificação e a Corrida, um dos pontos fortes da RedBull, esta medida vem no seguimento da proibição dos difusores aquecidos, outro ponto forte dos RedBull.
Normalmente as equipas costumam adoptar esta técnica para permitir que a injecção do combustível seja feita nas válvulas do motor, mesmo que o piloto não esteja a acelerar. Dessa maneira, a gasolina injectada nas válvulas passa pelo sistema de combustão e chega directamente ao sistema de escape, o que provoca combustão, e consequentemente, o ar do escape permanece numa temperatura elevada, mesmo sem haver aceleração. Assim o difusor aquecido recebe o ar quente, o que vai gerar maior dowforce, o que ajuda bastante nas curvas.

De acordo com a nova directriz da FIA, as equipas só podem fazer mudanças no mapeamento do motor depois da largada, o que só é possível depois da primeira ida às boxes, mas para isso é necessário ligar um computador ao carro. Mas levando em conta o tempo bastante reduzido em cada de paragem nas boxes, é bastante provável nunca vermos tal situação, a menos que alguém invente um sistema wireless para ser efectuada essa transferencia de dados.

United Color of Pirelli

Como todos sabem a Pirelli regressou ao mundial de Formula 1! Sim, o Mosquito sabe que já vamos para o oitavo Grande Prémio mas a Pirelli, em conjunto com o DRS, trouxe de novo a emoção à competição, e algo que a nivel estetico é muito agradável.
A Pirelli dispõem de seis tipos de pneus. Para piso seco existem quatro tipos de compostos, duros, médios, macios e super macios. Para piso molhado existem dois, os intermédios e os de chuva forte.
Até aqui tudo bem mas os génios da Pirelli pensaram:
"E que tal, dar cor as letras para cada tipo de pneu!?"
Se depressa pensaram mais depressa agiram.
Hoje somos brindados com Grande Prémios coloridos e assim conseguimos mais facilmente saber que tipo de pneu é que está a ser utilizado naquele momento e por cada piloto.

O Mosquito ainda pensou, "Ainda bem que a Formula 1 é um desporto de machos! É que com tanta cor..."

Fica aqui a correspondencia de cor/tipo pneu da Pirelli para o Mundial de 2011:

  • Vermelho - Super Macios
  • Amarelo - Macios
  • Branco - Médios
  • Cinza - Duros
  • Azul - Intermédios
  • Laranja - Chuva Forte

Esquema de Cores da Pirelli

terça-feira, 21 de junho de 2011

A FIA ajuda


A FIA resolveu dar uma mãozinha à malta que anda pelo fundo da grelha de partida.
Foi enviado um comunicado a todas as equipas a informar que não vão poder fazer alterações nas configurações dos motores após a qualificação.
Esta medida vem tramar um bocado as equipas da frente e, de uma forma mais directa, a Red Bull - parece que a FIA está determinada a acabar com o dominio do Touro.
Desta forma, as equipas não vão poder utilizar configurações mais agressivas, como a utilização dos gases nos difusores, pois, se o fizerem, não têm combustível para terminar a prova e submetem a parte traseira do carro a temperatures demasiado elevadas para a corrida - na qualificação não há problema já que é apenas durante breves minutos.

Vamos ver se é desta que os 107% são facilmente atingidos por todos.

Fonte: ESPN.F1

segunda-feira, 20 de junho de 2011

F1 em Hong Kong


A confirmar-se esta noticia, qualquer dia temos um campeonato do mundo de Formula 1 ao género do Dakar. O Dakar, que já acabou em Dakar, agora começa e acaba em Buenos Aires, a 1500 km de distância da cidade original. A Formula 1, se vai a ceder aos gritos dos milhões que vêm do outro lado do mundo, vai acabar parecida com o Dakar e ver mais de metade das suas provas em países banhados pelo oceano Indico!
Deixem Hong Kong de fora e tragam mas é a F1 para Portugal, que a malta já tem saudades de ir ao Estoril.

BBC



Fala-se, de há um tempo para cá, que a BBC pode vir a deixar de transmitir a F1 nas terras da Senhora Majestade! Parece que a malta da BBC está a pensar utilizar os 60 milhões de Libras (aproximadamente 67,8 milhões de euros), que paga para transmitir todo o campeonato, para investir  num dos canais digitais, como a BBC4.

O Mosquito alia-se às vozes do mundo que não concordam com esta medida e pede que os zumbidos os motores sejam considerados espécimes protegidas!

sábado, 18 de junho de 2011

Los MiniDrivers - Gp do Canadá

Esta é uma serie animada, feita por um Espanhol, que faz o resumo de uma forma bem humorada de cada GP.
Deixo aqui o video do resumo do GP do Canadá.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tirem de lá o Todt e ponham o Noddy


A briga do Bahrain ainda não acabou e já anda outra a começar. Agora é a Renault que, depois de ter feito um ultimato caso os novos motores não entrem em 2013, abandona a Formula 1, vem dizer que quer saber, afinal, o que é que vai ser decidido à cerca dos 1.6L.
Mais do que decidir se aceita ou não o adiamento da FIA em meter os novos motores na pista, a Renault quer saber o que esperar.
O Todt, mais uma vez, vem arranjar confusão ao dizer que a Ferrari e a Mercedes pediram um adiamento para a alteração das motorizações dos F1 e que isso até pode ir adiante mas, ao mesmo tempo, diz que isso só se verifica se estiverem todos de acordo.

Este Todt é bom é para arranjar confusões!

Metam lá o Noddy que, pelos desenhos animados, é perito em resolve-las!

Fonte: ESPN.F1

Sauber acelera para Valência


A Sauber, não contente com a prestação do Kobayashi no GP do Canada vai introduzir melhorias no monolugar a partir do GP de Valência. Segundo James Key (Director Técnico) o carro não tem o melhor comportamento em piso seco, como se viu no Canada depois do SC largar a corrida após a bandeira vermelha. Kobayashi teve muitas dificuldades em acompanhar os da frente indo de 2º para 7º à medida que o piso ia ficando mais seco.

Vamos esperar para ver em que posição acaba Koba no GP da Europa para ficar a saber se o problema é mesmo do carro ou das mãos de quem o pilota.

E pilota é uma palavra tão bonita!!

Fonte: ESPN.F1

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Formula 1 ao som da polska


As ruas de Sochi vao ser inundadas pelos decibéis dos F1 da Renault e da Virgin no dia 17 de Julho. O evento de promoção junto da malta do vodka tem como objectivo antecipar a entrada da F1 na Rússia. O resort de Sochi vai entrar no calendario da F1 la para 2014.
A Renault conta actualmente com Vitaly Petrov (russo) enquanto que a Virgin é detida, em parte, por malta da Marussia Motors, construtora automóvel russa.


Espera-se que o vodka fique para o final da demonstração para que não aconteça nada parecido com o que se passou no Japão com o sake.

Uma questão de gases


Parece que a partir do Grande Prémio de Silverstone o Campeonato do Mundo de Formula 1 vai ser relançado e a Red Bull vai perder o dominio que tem tido até agora. Ou pelo menos é nisto que toda a gente parece querer acreditar.
No GP de Silverstone vai entrar em vigor a proibição da utilização dos gases de escape para melhorar a performance aerodinâmica dos carros e as equipas acreditam que o dominio da Red Bull na qualificação vai cair e que a luta pela Pole vai ser mais renhida.
O Mosquito acredita que a Mclaren vai continuar a apanhar com os gases de escape dos Touros e que a Ferrari tem de kitar o cavalo se quiser ser competitiva na próxima temporada.

O gajo que tem mais razão no meio disto tudo é o Jenson Button ao afirmar:

"Eles (Red Bull) usam o sistema (emitir os gases de escape directamente no difusor traseiro) permanentemente na qualificação, mas na corrida não." 
Desta forma, pode-se notar alguma coisa na qualificação mas na corrida vai ser mais do mesmo. 

Fonte: ESPN.F1

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Silverstone 1950

Primeira corrida de Formula 1, nos longiquos anos de 1950

O alcatrão de Silverstone tem muitas histórias para contar!

Scuderia Ferrari Marlboro


A Ferrari anunciou ontem que renovou o contrato com a Philip Morris até ao final de 2015. Desde 2007 que a publicidade a marcas de Tabaco está proibida na Formula 1. A Ferrari vem mantendo a parceria com a Philip Morris e todas as temporadas arranja maneira de disfarçar a inclusão da Marlboro no carro.

Mas a Philip Morris sabe o que faz, e ao manter este patrocinio mantém também a associação da marca à Ferrari mesmo que não use elementos visuais. Afinal, desde 1984 que a Ferrari tem o Patrocinio dos homens vermelhos e brancos.

A Philip Morris, através da Marlboro, é a marca de tabaco resistente no mundo da Formula 1. Já por lá passaram tantas como Camel, Rothmans, Gitanes, Benson & Hedges, Lucky Strike, West, John Player Special...
Esta última veio á baila nos últimos tempos porque a Lotus - Renault tem as cores do Lotus da altura em que a marca dava a cara nos carros pretos e dourados. Será que há alguma coisa em comum para além das cores?

terça-feira, 14 de junho de 2011

Webber, milk kid

Webber, onde é que tu estavas com a cabeça quando aceitaste fazer esta publicidade?

A Ferrari anda a dormir

Alonso está descontente com a actuação no GP de Montreal e acredita que o despiste põe em causa as suas aspirações ao titulo.
Quer-me parecer que uma distância de 92 pontos não é bem "por em causa", é mais um "já foste", Alonso!
É que nem com erros dos adversários lá vais porque precisas que muita malta desista para tu conseguires cheirar os lugares cimeiros.

Domenicali, chefe de equipa da Ferrari, é ainda mais cego que Alonso ao afirmar que tem esperanças num bom resultado em Valência porque é um circuito onde "a eficiência aerodinâmica fará diferença".

De certeza que Domenicali não viu os outros Grandes Prémios, onde a Red Bull mostrou que aerodinâmica é o nome do meio da equipa.

Fonte: PortalF1

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Man Down Man Down

Bem o GP do Canadá foi rico em tudo, até na risada, ficam aqui dois videos, onde dois Comissários de Pista, mergulharam sobre o asfalto.

Fiquem atentos à parte superior do video, após o Vettel embater no muro.

Resumo do GP do Canada

Sei que a música é chata mas quem fez upload do video não devia ter mais nada que fazer que meter músicas por cima do ronronar dos motores.
9 minutos repletos de acção, são os highlights do GP do Canada.

Hamilton, O Touro Vermelho

Hamilton
Ao que parece, Lewis Hamilton (McLaren) esteve reunido com o Horner, diretor-geral da Red Bull, sábado à noite em Montreal.
No dia seguinte, o britânico teve dois bloqueios mentais em pleno circuito Gilles Villeneuve, acabando por ser o primeiro a desistir da prova.
Primeiro abalroou Webber (quem sabe a avisar que o vai derrubar do posto na Red Bull) e de seguida abanou Button (talvez em jeito de despedida).
Como se sabe, o contrato que liga Hamilton à McLaren termina em 2012 e Horner conta com Webber apenas até ao final da temporada, o contrato acaba entretanto (O Mosquito pensa, que não existe aqui nenhuma semelhança. Nenhuma mesmo).
A este cenário ainda um bocadinho nebuloso (nebuloso o camandro), acrescenta-se a realidade dos últimos GP's, onde o britânico somou bloqueios mentais atrás de bloqueios mentais, o que pode ser um sinal de frustração e até insatisfação para com a evolução do MP4-26.

Quem não achou piada nenhuma foi Niki Lauda, que pediu para a FIA ter mão pesada em Hamilton. São 4 carros em 2 Grandes Prémios. Demasiados contactos para um só piloto.
Mas, Hamilton não é esquisito e não gosta de repetir. Deu na Ferrari, na Mclaren, na Williams e na Red Bull. Temos sorte que ainda falta muita equipa para sentir a ira de Hamilton! Esperemos que não mude. Afinal... as penalizações foram feitas para serem usadas, não é preciso exageros (está bem FIA?!)
Aqui o Mosquito, depois de saber desta noticia pensou o seguinte, "Será que na corrida de ontem, o Hamilton já pensava que ia aos comandos de um Touro, podendo levar tudo à frente?"

Resultados do Grande Prémio do Canadá 2011

Button, vencedor do GP do Canadá
Posição Piloto Equipa Tempo
1 Jenson Button McLaren 4:04:39.537
2 Sebastian Vettel RedBull +2.7 secs
3 Mark Webber RedBull +13.8 secs
4 Michael Schumacher Mercedes +14.2 secs
5 Vitaly Petrov Renault +20.3 secs
6 Felipe Massa Ferrari +33.2 secs
7 Kamui Kobayashi Sauber +33.2 secs
8 Jaime Alguersuari Toro Rosso +35.9 secs
9 Rubens Barrichello Willians +45.1 secs
10 Sebastien Buemi Toro Rosso +47.0 secs
11 Nico Rosberg Mercedes +50.4 secs
12 Pedro de la Rosa Sauber +63.6 secs
13 Vitantonio Liuzzi HRT +1 Lap
14 Jerome d'Ambrosio Virgin +1 Lap
15 Timo Glock Virgin +1 Lap
16 Jarno Trulli Lotus +1 Lap
17 Narain Karthikeyan HRT +1 Lap
18 Paul di Resta Force India -
19 Pastor Maldonado Willians -
20 Nick Heidfeld Renault -
21 Adrian Sutil Force India -
22 Fernando Alonso Ferrari -
23 Heikki Kovalainen Lotus -
24 Lewis Hamilton McLaren -

Porque Ca...na...dá


Talvez uma das melhores corridas dos últimos anos.
Tal como o Mosquito previu, os espectadores tiveram direito a tudo. Ultrapassagens, acidentes, casos, e um Hamilton suicida que não sabe quando parar.
Vamos à corrida que o Hamilton tem direito a post próprio.

O GP do Canada fica marcado pelo interregno de duas horas tendo a chuva como justificação. Pode-se dizer que não se via um palmo á frente do SC que ainda assim é dizer pouco.


Depois de dois dias de treinos e qualificação a adivinhar chuva, no dia da corrida ela deu a sua graça. Obrigou o SC a dar a partida e a só sair passadas meia dúzia de voltas deixando o Vettel e o Alonso na briga pelo primeiro lugar. Essa briga durou pouco, porque o alemão tem a chama de campeão e rapidamente abandonou a concorrência para se ir divertir sozinho na frente.

 

Alonso andou à nora durante a corrida até à desistência depois de chocar com Button, o dono do carrinho de choque de Domingo.


Viu-se Massa a ter trabalho para passar Kobayashi depois do 2º SC, que deu inicio à prova depois da bandeirada vermelha. Não fosse a pista ter secado e Koba provavelmente teria conseguido o pódio. Mas, Massa, que chegou a andar nos lugares do pódio, cometeu um erro de principiante ao tentar passar Karthikeyan. Embateu no muro danificando a asa dianteira, o que lhe custou pontos, terminando em 6º.


O homem do dia foi Jenson Button!
Choque com Hamilton. Choque com Alonso. Penalização e Drive-through por excesso de velocidade com SC em pista. Troca de pneus na altura errada. 6 paragens nas boxes e ainda assim foi vencer o Grande Prémio. Serviu a volta mais rápida e conseguiu roubar a estrelinha a Vettel na última volta, quando o alemão fez uma asneira e deixou a bandeira axadrezada para Button.
O DRS da Mclaren fez a diferença em várias ultrapassagens, entre elas a Webber e a Schumacher!
Parabéns para o Button. É um senhor e merece a sorte dos campeões.
Com esta vitória aproxima-se de Vettel nos pontos e pode surgir aqui o relançar do campeonato que parece entregue.


Há que referir Schumacher, que fez a sua melhor prova desde o regresso à F1! Podia ter feito pódio mas as conduções endiabradas dos Red Bull e do Senhor Cavalheiro não lhe deram hipótese. Fica para a próxima Schumi.

sábado, 11 de junho de 2011

6 poles em 7 corridas para Vettel

Vettel, novamente pole-position, Alonso 2º, Massa 3º

Fica aqui o video da pole-position do Vettel
Tempos em breve

Principais momentos dos treinos livres

Vettel, deu a conhecer o "Muro dos Campeões" ao RedBull
Os treinos livres de sexta-feira ficaram marcados pela forte adesão às barreiras de protecção. Até Vettel teve de ir experimentar, batendo no "Muro dos Campeões".
Rosberg liderou a 1ª sessão, ficando a mais de 0,5 segundos do segundo, Alonso. Alonso, parece que acertou com a afinação do seu Ferrari ao mostrar-se o mais rápido da 2ª sessão de treinos, que airou Rosberg para o 19º lugar.
Na 3ª sessão de treinos quem é que liderou? Pois, esse mesmo Sebastian Vettel. A Ferrari mostra-se em grande plano com o 2º e 4º lugar, com Alonso à frente de Massa, pelo 3º lugar ficou Nico Roseberg. Já os McLaren andaram pelo 5º e 6º lugar. Destaque para o Webber que não marcou tempo.
Há que referir que os primeiros treinos não mostram nada sobre como se vai desenrolar a corrida de Domingo, já que as afinações estão longe de estar perfeitas.
A nota fica para o Perez que teve de ir para casa mais cedo por ainda não ter recuperado do embate no Mónaco.

Video do Vettel a bater no "Muro dos Campões"


Resultados da 3ª sessão de treinos

Sebastian Vettel, liderou a 3ª sessão de treinos

Posição Piloto Equipa Tempo
1 Sebastian Vettel RedBull 1:13.381
2 Fernando Alonso Ferrari 1:13.701
3 Nico Rosberg Mercedes 1:13.919
4 Felipe Massa Ferrari 1:13.956
5 Jenson Button McLaren 1:14.335
6 Lewis Hamilton McLaren 1:14.469
7 Michael Schumacher Mercedes 1:14.488
8 Vitaly Petrov Renault 1:14.917
9 Adrian Sutil Force India 1:15.217
10 Paul di Resta Force India 1:15.243
11 Pastor Maldonado Willians 1:15.312
12 Nick Heidfeld Renault 1:15.350
13 Sebastien Buemi Toro Rosso 1:16.138
14 Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:16.145
15 Kamui Kobayashi Sauber 1:16.236
16 Rubens Barrichello Willians 1:16.438
17 Pedro de la Rosa Sauber 1:16.706
18 Heikki Kovalainen Lotus 1:17.093
19 Jarno Trulli Lotus 1:17.523
20 Vitantonio Liuzzi HRT 1:18.910
21 Timo Glock Virgin 1:19.073
22 Narain Karthikeyan HRT 1:19.213
23 Jerome d'Ambrosio Virgin 1:20.475
24 Mark Webber RedBull sem tempo